Conservar Tomate

Da nossa horta chega agora em abundância tomate, que não conseguimos consumir na totalidade sem desperdiçar. Para o ano quero ter já nesta época um desidratador solar pronto para a secagem de alimentos, mas enquanto vou sonhando com os planos para um, nada melhor do que aprender a arte de conservar tomates em frascos ou então simplesmente congelá-los. Conservar tomate em frascos é inacreditavelmente simples. Basta lavar os tomates, parti-los em pedaços, colocá-los num tacho e levar ao lume. Quem quiser pode tirar a pele  e as sementes mas o resultado final é o mesmo mas mais trabalhoso.
Deixar cozinhar, ajundado a desfazer o tomate com a colher de pau, até estar bem cozido (aproximadamente 15 a 20 min). O volume da polpa de tomate reduzirá um pouco e a mistura ficará mais espessa. No final adiciona-se por cada 1/2 kg de tomate 1/4 de colher de chá de ácido cítrico ou então 1 colher de sopa de sumo de limão.
Depois é só colocar em frascos e tapar a quente.
Também fiz alguns frascos de tomate em calda, mas o procedimento revelou-se tão trabalhoso que não tornei a repetir.
Já experimentamos a polpa de tomate. Muito boa! Muito melhor do que qualquer uma de compra.

Comentários

  1. Como uso bastante polpa de tomate, tenho de me abastecer como tu. O único senão é que tenho de comprar pois não tenho horta nem quem me dê!!!Mas mesmo assim todos os Outonos faço doce de tomate, congelo, e faço molho de tomate pronto para as pizzas, bolonhesas e outras coisas.

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Continuas cheia de boas idéias!!

    Vou dizer à minha sogra, nesta altura deixam estragar muito tomate, começam a dar todos de uma vez e é impossível consumi-los todos.
    Davam-me tanto jeitinho aqui :(

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Que pena ter perdido os meus tomateiros... Para o ano vou ter muito mais cuidado com eles... entretanto vou guardar o link para este post (como fiz com muitos outros do teu blog) para aproveitar a receita. Já agora: onde compras o ácido cítrico?
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Nós por aqui estamos como tu. Depois das curgetes, estamos em plena época do tomate. Já congelei bastante e ontem fiz doce (o preferido das Pequetinhas). Mais para o fim da semana, vou fazer a polpa, mas a minha receita é ligeiramente diferente da tua.

    ResponderEliminar
  5. Eu já tinha pensado fazer o mesmo, mas fico sempre com uma dúvida : por quanto tempo podes usar? É que as compotas, como levam açúcar, sem que duram... O limão tem a mesma função conservante? Ou é a parte do vácuo que conserva a polpa?

    ResponderEliminar
  6. Óptima ideia!
    Adorei!
    Eu gasto tanta polpa cá em casa que vou tentar fazer isso o mais rapidamente possível!
    Obrigada pela partilha!
    :)

    ResponderEliminar
  7. Ana Rita: Congelar também é uma boa solução...

    Patrícia: Pois é Patrícia é quase impossível consumir todo o tomate que a horta dá nesta altura. Pena não estares mais pertinho da tua família...

    Gina: O Acido Cítrico compro na Agriloja.

    AGF: Como fazes a tua polpa?

    Paula M. : :-D

    Sabi: Pelas minhas pesquisas o tomate assim aguenta aproximadamente 18 meses a 24 meses. A polpa leva o sumo de limão ou o Acido Cítrico para a proteger dos esporos do botulismo.

    Me,myself & I: :-D Boas conservas

    ResponderEliminar
  8. cá por casa congelamos a polpa, os meus sogros também cultivam e nesta altura há sempre tanto que acaba por se estragar. o sumo de limão funciona como conservante? Se sim vou experimentar, sempre é outra forma de guardar e aproveitar e claro o sabor é bem melhor...
    beijocas

    ResponderEliminar
  9. Estou para comprar um livro sobre conserva em frasco que esta em salso no Bookdepository:

    http://www.bookdepository.co.uk/Jam-it-Pickle-it-Cure-it-Karen-Solomon/9781580089586

    Gosto também de dar uma vista de olhos no blogue da HOMEGROWN. Existe um grupo só dedicado a conservas.

    http://www.homegrown.org/groups

    ResponderEliminar
  10. Olá Luísa,
    Andava à procura de uma forma de conservar tomate e cheguei a este post.
    NO entanto,e depois de fazer exactamente como descrito, fiquei com uma dúvida... é suficiente fechar os frascos enquanto o conteúdo está quente, ou existe uma forma de os fechar a vácuo?

    Obrigada

    Vânia

    ResponderEliminar
  11. Olá Luisa! Que bela "conservação"! Também eu costumo fazer isso todos os anos, mas este espero ainda ir a tempo, se não adiar muito mais...
    Dá jeito ter sempre á mão e sabe muito melhor utilizar os praparados feitos por nós!
    Um beijinho,
    Elisabete

    ResponderEliminar

Enviar um comentário